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16/12/2014
Calmantes naturais

Você até acorda disposto mas, com o passar das horas, o seu humor muda e tudo o que mais quer é voltar para casa.

Se você se identificou com esta afirmação, saiba que pode estar sofrendo de estresse. O bom é que existem muitas soluções para aliviar a tensão, e uma delas são os calmantes naturais.
Cada vez mais os calmantes naturais vêm sendo utilizados pelas pessoas que buscam um método alternativo para combater o cansaço, a ansiedade, e até para ajudar em problemas de insônia. Isso porque este tipo de tratamento não tem contraindicação e não possui efeitos colaterais, ao contrário dos medicamentos tradicionais.


Os calmantes naturais


- Camomila
Se você fica ansioso ou nervoso com frequência, uma xícara de chá de camomila pode ajudar. Alguns compostos da camomila (Matricaria recutita) ligam-se ao mesmos receptores do cérebro que algumas drogas conhecidas.
Você também pode tomá-la como um suplemento, normalmente padronizado para conter 1,2% de apigenina (um ingrediente ativo), juntamente com flores secas de camomila.
Em um estudo da Universidade da Pensilvânia, os pacientes com transtorno de ansiedade que tomaram suplementos de camomila durante oito semanas tiveram uma diminuição significativa nos sintomas de ansiedade.


- Erva-cidreira
Com o nome de origem grega que quer dizer “abelha de mel”, a erva-cidreira (Melissa officinalis) tem sido usada desde a Idade Média para reduzir o estresse e a ansiedade e ajudar com o sono. Em um estudo realizado em voluntários saudáveis, que consumiram extrato de erva-cidreira, ela foi eficaz em casos de estresse.
Embora seja segura, esteja ciente de que alguns estudos descobriram que consumir esta erva em excesso pode aumentar o nível de ansiedade. Então, siga as instruções e comece com a menor dose. A erva-cidreira é vendida como chá, cápsula ou tintura.

- Maracujá
O maracujá é um sedativo. Alguns estudos descobriram que ele pode reduzir os sintomas de ansiedade de forma tão eficaz como as drogas que exigem prescrição médica. É usado para a insônia com frequência.
Assim como outros sedativos, pode causar sonolência. Por isso, procure não usar estes calmantes naturais com outro tipo de medicamento sem o conhecimento do seu médico.

- Castanha do Pará
Uma rica fonte natural de selênio, a castanha do Pará é um dos calmantes naturais que podem ajudar o sistema nervoso a relaxar.
De acordo com um estudo realizado na Universidade do País de Gales, comer o equivalente de três castanhas do Pará por dia pode ajudar significativamente a melhorar o humor, a promover sentimentos de calma, a aliviar a ansiedade, e a aumentar os níveis de energia em apenas três meses.

Cuidados ao usar calmantes naturais
– Evitar misturar qualquer erva com outros medicamentos ou álcool
– Não usar os remédios fitoterápicos além do limite da prescrição médica
– Não usar remédios à base de plantas por longo tempo sem falar com um médico
– Certificar-se de que você não é alérgico antes de consumir um dos calmantes naturais
– Sempre combinar estes suplementos com escolhas saudáveis



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